segunda-feira, março 29, 2004

Kraftwerk

Kraftwerk


Kraftwerk
Dia 02 de Abril de 2004
Abertura de portas: 21h00
Início do espectáculo: 22h00
Entrada: 25,00 euros

Considerados os pioneiros da música electrónica, este colectivo alemão vai apresentar, em Lisboa, o seu mais recente trabalho discográfico, intitulado "Tour de France".

"Estávamos nos anos 70 quando os alemães Kraftwerk definiram a sonoridade que viria a marcar todos os géneros musicais consequentes. Embora inicialmente apresentassem uma mistura entre elementos do rock psicadélico de finais de 60, com improvisação jazzística e experimentações electrónicas, Ralf Hütter e Florian Schneider decidiram explorar a fundo a vertente electrónica, mais propriamente a (hoje tão em voga) técnica do vocoder.
Em 1975 juntam-se mais dois elementos a Ralf e Florian - o baterista Wolfgang Flür e o percussionista Karl Bartos. Em formato quarteto lançaram o álbum "Radioactivity" e fizeram a primeira digressão mundial, que os levou a Inglaterra, França e mais de trinta cidades dos EUA. "Trans-Europe Express" e "The Man Machine" chegam aos escaparates em 1977 e 1978, respectivamente, assinalando o início da utilização do sequenciador. Em finais dos anos 70 e inícios de '80, o percurso da banda dá um salto quer a nível sonoro, quer visual. Aliada a uma potência sonora electrónica, que poucos conseguiam igualar na época, os Kraftwerk apresentam uma nova imagem baseada em computadores e um novo álbum, intitulado "Computer World", baseado numa nova era mundial dominada pela tecnologia. Um novo disco seria editado em 1986 - "Electric Café" -, marcando a entrada da banda na era digital e também o primeiro a ser vendido em formato CD. Para além de nova melhoria no som, e de uma maior exploração da técnica de samplagem, os Kraftwerk aproveitaram o despertar da era digital para progredir também a nível visual, através da digitalização de imagens.
Hoje, e depois de um longo período pouco activo, este mítico colectivo alemão – actualmente composto por Ralf Hütter e Florian Schneider (exactamente como começou) - regressa à ribalta com mais um trabalho discográfico. "Tour de France", editado com o intuito de assinalar o centenário da famosa prova de ciclismo francesa, marca não só o regresso dos Kraftwerk aos estúdios mas também aos palcos."

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home