quinta-feira, janeiro 22, 2004

Durutti Column

Durutti Column



"Ultrapassar as estruturas da actual música sempre foi uma das metas estabelecidas pelos Durutti Column. Esta derivação musical, ou melhor, a ideia de viver na música à margem nas estruturas pré-convencionadas pode sustentar a própria génese da formação do grupo que remonta os anos 70. O próprio nome foi inspirado pelas actividades dos "Situationists Internationale", um grupo anarquista europeu. Há quem associe o nome da banda também aos anarquistas de Buenoventuri Durruti dos anos 30, que actuaram durante a Guerra Civil espanhola.
A banda habitué nos concertos pelo país tem uma curiosa relação com o nosso país, talvez porque ainda não nos pareça tão distante, o som que há umas décadas atrás chegou da lendária Factory Records - a mesma que celebrizou uns Joy Division, Happy Mondays ou New Order. É este som fundamental de Manchester, omnipresente, que pura e simplesmente não pode ser votado ao abandono. Os Durutti Column são "A" banda, mas como em todos os produtos da Factory tem uma 'cara' franzina, um 'corpo' frágil mas uma genialidade marcantes. Falar dos Durutti sem referir o seu 'maestro', Vini Reilly, seria um sacrilégio. Exagero dirão alguns? Pois, há figuras assim, de incontornável habilidade, de assumida mestria. Desde cedo Reilly habitou os devotos dos Column ao som da sua guitarra, uma sonoridade assente na simplicidade e no virtuosismo contido.
O grupo britânico regressa novamente ao nosso país com novo trabalho, já editado com o título "Someone Else's Party", registo marcado pela morte da mãe de Vini, um verdadeiro lamento sussurado e depressivo, mas extrema beleza.
Os Durutti Column voltam assim aos concertos no mesmo país onde em 1983 gravaram para a defunta Fundação Atlântica o álbum, "Amigos Em Portugal". 'Amigos' juntem-se pois para mais duas sessões de pura e bela anarquia musical. Para (re)ver."

Durutti Column
23 Jan. - Santiago Alquimista - Lisboa; 24 Jan. - Rivoli - Porto
Concertos marcados para as 21h30
Preço dos bilhetes: 18 euros


0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home